quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

ATUALIZAÇÃO DA LISTAGEM DOS JOGOS DA NOSSA SELEÇÃO NACIONAL - OS LOBOS

Menos um jogo na listagem d'Os Lobos, após a FPR ter reconsiderado a inclusão dum Portugal-Japão que se realizou em Veneza, em Agosto de 2007, e sobre o qual o Mão de Mestre se pronunciou contrariamente, imediatamente após a sua inclusão.
Na verdade foram dois jogos que o Mão de Mestre contestou (o outro foi o jogo com a equipa sub-23 da África do Sul) mas que a FPR resolveu, na altura considerar na listagem dos jogos internacionais.

Veja aqui a listagem da FPR de 19 de Outubro de 2012:


Como se pode ver claramente, o jogo nº 178 é o Portugal-Japão realizado no dia 25 de Agosto de 2007 em Veneza.

Em artigo publicado neste hot-site no dia 29 de Julho de 2013 - a propósito da inclusão do Portugal-África do Sul Sub-23 na listagem da FPR - o Mão de Mestre contestou sem qualquer dúvida a inclusão do jogo Portugal-Japão na dita listagem oficial, como podem ver aqui:
http://www.portugalxv.maodemestre.com/2013/07/alteracao-na-apresentacao-e-entra-mais.html 

Como tivemos ocasião de afirmar na altura, mantivemos a inclusão na listagem desses jogos apenas para que ela esteja de acordo com a listagem oficial da FPR.

Desde então não voltámos a conferir as duas listagens, convencidos que qualquer outra alteração seria devidamente noticiada pela FPR.

No passado dia 8 de Fevereiro fizemos uma chamada no Facebook para os 284 Jogos Oficiais disputados por Portugal, e tal chamada mereceu os comentários de Pedro Sousa Ribeiro, que continua a ser um personagem de referência no que ao rugby nacional (e não só!) diz respeito.
A propósito desses comentários descobrimos que o jogo Portugal-Japão de 2007 já não faz parte da listagem dos jogos oficiais de Portugal, nem tão pouco da listagem dos jogos ditos não-oficiais!!
Confira aqui a cópia da listagem conforme ela se encontra hoje nos registos da FPR:



Então com a satisfação de vermos que o nosso ponto de vista foi aceite pela FPR - embora não saibamos quando nem por quem... - vamos proceder à devida alteração, retirando esse jogo das nossas listagens.

Quanto ao jogo com os Sub-23 da África do Sul mantemos a nossa opinião, e esclarecemos que 
dos nove jogos contra equipas não nacionais que foram considerados Outros Jogos Representativos
Com atribuição de Internacionalizações apenas dois não se disputaram contra equipas consideradas pela World Rugby como Men's Next Senior National Representative Team. (veja no final a listagem reconhecida pela World Rugby em 2012 e depois de 2013 a 2019)

Os dois encontros referidos foram disputados contra o Barbarian FC - que apesar de não ser uma equipa nacional é sem sombra de dúvida a equipa de rugby do mundo que maior consideração merece há mais de 130 anos, sendo portanto a sua inclusão na listagem plenamente justificada - e contra os ditos Sub-23 da África do Sul, que por muita consideração que mereçam não passavam de uma seleção nacional de um determinado escalão etário, sem qualquer reconhecimento internacional quanto à sua representatividade.
Convém esclarecer que o País de Gales considera sua next representative desde 2008 a equipa de Sub-20 (sub-21 de 2004 a 2007, antes disso País de Gales A) e a própria África do Sul passou a considerar os seus Sub-20 desde 2012 como sua equipa next representative.
Mas que tenhamos conhecimento, até esta altura a next representative sul-africana era a South Africa A / Emerging Springboks.

Mais uma vez, e no sentido de que não existam listagens divergentes, o Mão de Mestre manterá o jogo Portugal-África do Sul Sub-23, e retira o jogo Portugal-Japão, que na verdade não passou de um jogo treino para o Mundial de 2007.




NEXT REPRESENTATIVE 2019

2 Comentários:

Às 11 de março de 2023 às 06:50 , Anonymous Anônimo disse...

Boa tarde,
Devido ao facto deste ser o Portal mais completo que encontrei acerca do Rugby português, e com informações estatisticas notáveis sobre o mesmo será que seria possível esclarecer as seguintes informações caso seja possível:

1- Existe uma Listagem de todos os Treinadores da Selecção Rugby XV com os respectivos Jogos? E se sim será que seria possível publicar ou onde obter essa informação?

2- Existe uma listagem com a pontuação dos jogadores e da maneira como foi efectuada, essa pontuação, Ensaio,Conversão,Drop etc.. ? Nos jogos recentes é possível obter essa informação mas nos primeiro jogos da seleção nos anos 30 os jogos dos anos 50, 60,70,80,90 não consigo obter essao informação. Apenas a listagem dos jogadores. Será que essa informação existe ou perdeu se no tempo?
Se existe será possível publicar ou onde obter essa informação?

3- Os Jogos Não Internacionais, Existem fichas de jogo com os jogadores que participaram nesses jogos? Estes jogos são da equipa principal de rugby mas como se efectuou não contra uma seleção de um país mas contra clubes não são reconhecidos como oficiais,será isso? Existiu algum outro jogo com esta classificação não oficial após o jogo 55 contra os England Students em 24/01/2015?

Desde já obrigado.

 
Às 11 de março de 2023 às 08:55 , Blogger Manuel Cabral disse...

Entre em contato comigo no email: mrrcabral@gmail.com

 

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, mas não se esqueça de se identificar.

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial